domingo, 15 de maio de 2011





2º Encontro de Poetas del Mundo/Blumenau 2008


Escadaria do Mausoléu Dr. Blumenau












POETAS DEL MUNDO NO VERÃO DE JULHO EM BLUMENAU!. Nadir Silveira Dias*
BRASIL [Blumenau]: Era dezessete... Era dezoito. Nesses dias de julho de 2008, os Poetas del Mundo reuniram-se no 2º Encontro Regional de Poetas del Mundo em Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
Tão auspiciosa essa maravilhosa cidade que até a temperatura esteve igual a de verão, em 28 graus, de queimar a pele, contrastando com o frio que ainda reinava dentro dos prédios. Propiciando, além do Encontro propriamente dito, passeios, caminhadas e compras na elegante Blumenau, além da conhecida e saborosa gastronomia das etnias alemã e italiana.

Ali, a partir do Auditório da Fundação Cultural de Blumenau – na margem direita de um afluente do grande Itajaí-Açu – um dos seus 54 rios e ribeirões – realizou-se mais um conclave do Movimento Poetas del Mundo – nascido em 14 de outubro de 2005, em Santiago do Chile, na idealização de Luis Arias Manzo, seu Fundador e Secretário Geral.

Percorrendo seus eixos principais dos sentidos noroeste-sudeste ou sudesde-noroeste circula-se pela Avenida Beira Rio, pela Rua XV de Novembro e pela Rua Sete de Setembro [na verdade, avenida] percebe-se o progresso, a integração e a forte presença do interesse de bem viver, de bem proteger a convivência sadia entre os seus habitantes, a preservação do ambiente e o aprimoramento da cultura em suas múltiplas faces e modalidades.

Desta feita, recepcionou-nos o Hotel Hermamn, “um estilo em hospedagem”, em bela construção enxaimel, autêntico estilo alemão, onde atua uma família a serviço do conforto de seus hóspedes. No Centro e bem próximo da Loja da Strauss, produtora do renomado cristal do mesmo nome, e belo designe das taças Imperattore Crystal.

No dia 17 de julho, às 17h00min, ocorreu a recepção, apresentações pessoais e poéticas, lançamento da camiseta Poetas del Mundo criada com poesia da Organizadora, lançamento de livros, entre eles “Palavras Azuis”, organizado por Terezinha Manczak, e a saudação de Delasnieve Dáspet.

Nesse mesmo dia, às 19h30min, houve a participação na programação Oficial do Município, a denominada Noite Multicultural do Casarão das Oficinas, com manifestação da Poesia pela Paz, inserindo-se a mensagem de Ivo Gomes Oliveira, Cônsul de Poetas del Mundo de Itapema, SC, Maria Clara Segóbia, Cônsul de Poetas del Mundo de Porto Alegre - Z-SE, RS, Nadir Silveira Dias, Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Rio Grande do Sul, Mário Osny Rosa, Cônsul de Poetas del Mundo de São José, SC, e Rosa Helena, de Belo Horizonte, cantando composição de Violeta Parra, além de perfórmances lembrando Guimarães Rosa, em outros momentos deste 2º Encontro. À noite, o dia findou-se com saboroso jantar de confraternização no Restaurante Gruta Azul.

A sexta-feira, radiosa de luz, iniciou-se com o Café dos Poetas. Após o almoço, ocorreu a Reunião de Poetas del Mundo com relatos de experiências e atividades dentro do Movimento Poetas del Mundo, além de tratativas sobre diretrizes para o Estado de Santa Catarina e demais Estados presentes.

Com a permissão da Organizadora Terezinha Manczak, Cônsul de Poetas del Mundo do Estado de Santa Catarina, inseriu-se parte da programação dos 140 Anos da Sociedade Partenon Literário, iniciada em 18 de junho e por concluir-se em 19 de julho, sendo convidada a agraciar a Acadêmica Delasnieve Dáspet com o Bótom 140 Anos da SPL – 1868-2008.

Após, realizamos Visitações ao Museu de Arte, ao Mausoléu do Dr. Hermann Otto Bruno Blumenau, médico-farmacêutico e filósofo alemão, fundador da cidade, por obtenção do Governo Provincial em 1850 de uma área de terras de duas léguas, em quadro, para estabelecer colônia agrícola com imigrantes europeus.

Ao cair da tarde, quase à hora do Angelus, sob os auspícios da Fundação, celebrou-se mais um significativo ato deste 2º Encontro de Poetas del Mundo que foi o plantio de três mudas da árvore símbolo de Blumenau: O Ipê Roxo! A saber:

O Ipê Roxo Brasil, o primeiro a contar do Mausoléu para a Avenida XV de Novembro, o Ipê Roxo Santa Catarina, o segundo do Mausoléu para a Avenida XV de Novembro, e o Ipê Roxo Blumenau, o terceiro do Mausoléu para a Avenida XV de Novembro, ou o primeiro a contar da calçada para o Mausoléu, que foram saudadas e cantadas em verso, cantadas em prosa e em performances à capela por Poetas del Mundo e pela comunidade, inclusive estudantil, presente, dentre eles o escritor de onze anos, Antony Louis Azevedo.

Antes do Jantar de Encerramento do 2º Encontro de Poetas del Mundo em Blumenau, realizamos uma Caminhada pela Paz no Parque Ramiro Rüdguer.

Dentre outros Poetas del Mundo, entidades literárias e culturais de Blumenau e simpatizantes, as participações de Alba Albarello Aras, Cônsul de Poetas del Mundo de Erechim, RS, de J.C. Ramos, Cônsul de Poetas del Mundo de Itajaí, SC, de Alcione Sortica, Poeta del Mundo em Porto Alegre, RS, e Celito Medeiros, Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Paraná.

Em toda a programação se fez presente a representação máxima das Américas, a acadêmica n° 120 da Sociedade Partenon Literário, fazendo Literatura e a sua História desde 18 de junho de 1868, Embaixadora para o Brasil e Sub-Secretária Geral para as Américas, Delasnieve Miranda Dáspet de Souza, juntamente com Nelson Vieira de Souza, a quem saudamos com a alegria de mais um reencontro ao estarmos presentes em mais um belo evento desse vigoroso movimento que já conta com mais de 4500 poetas nos cinco continentes, em mais de 128 países.

E ficamos ainda um pouco mais para conhecer a belíssima Catedral São Paulo Apóstolo, menina dos olhos da Diocese e ponto de atração turística de Blumenau.

Conte conosco, Santa Catarina, querida Blumenau! Muito êxito!!!

Nadir Silveira Dias*
Jurista, Escritor e Poeta
Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Rio Grande do Sul:
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo.asp?ID=2177

nadirsdias@yahoo.com.br

25-07-2008

Plantio do IPÊ Blumenau/ Blumenau 2008










Grupo de poetas com Paulo Bornhofem e Dorothy Steil, cônsules de Blumenau.

Poetas del Mundo em Blumenau 


Plantio do IPÊ BRASIL, em frente ao Mausoléu Dr. Blumenau


Plantio do IPÊ Santa Catarina/Blumenau 2008










Terezinha Manczak- Cônsul de Santa Catarina com Ivone Sortica, Isabel Pavesi (FNS) Ivo Gomes de Oliveira ( Cônsul de Itapema, SC), Alcione Sortica(RS) e Mário Osny Rosa,ao lado de Ivo Hadlich, de Blumenau

Plantio do IPÊ BRASIL/Blumenau 2008











2º Encontro de Poetas del Mundo em Blumenau
Ivo Hadlich, então presidente da Fundação Cultural de Blumenau, com Alba Albarelo(RS), Dorothy Steil (SC), Nadir Silveira Dias, (RS) Clara Segóbia, Nelson e Delasnieve Daspet (MS) mais Alceu Sortica (SC)

Troféu Personalidade Sui Generis














Terezinha Manczak recebendo das mãos de Carlos Alberto Hang, o Troféu Personalidade Sui Generis.
(2º Social Meeting, promovido pelo Hang, de 26 a 28 de fevereiro de 2010)

Cônsules Catarinenses














Carlos Alberto Hang recebe o Título de Cônsul de Poetas del Mundo de Joinville, pelas mãos de Terezinha Manczak - Cônsul de Santa Catarina, juntamente com Arlan Alves (Tubarão ) e Gustavo Siqueira Alves (Blumenau - Vale do Itajaí), no 2º Social Meeting, Ribeirão Grande Eco Resort em Jaraguá do Sul (SC).